Um Ótimo Produto (infelizmente) Não é o Bastante

Oi, eu sou o Érico Rocha, co-fundador do Ignição Digital e essa é a minha primeira “sacada Premium” para você, que se inscreveu no Ignição Digital.
Nessa sacada, eu quero te mostrar o que, na minha opinião, realmente faz a diferença para ter um negócio de sucesso, especialmente na internet. Digo isso porque hoje eu sei que só ter um excelente produto não é, nem de perto, suficiente para ter sucesso.
Bom, dá uma lida nessa história pra entender melhor meu ponto.
Em dezembro de 2008 eu estava vivendo o sonho de muita gente…
Lá estava eu, com os meus 30 e poucos anos, nos Alpes, na companhia da mulher que eu amo, trabalhando num dos maiores bancos de investimentos do mundo (o JP Morgan) e morando em Londres há 5 anos. Levava uma vida de certo comforto, viajando a Europa e o mundo, adquirindo imóveis em 4 países diferentes, frequentando restaurantes de chefes premiados, e pubs exclusivos de Londres e tinha amigos de várias nacionalidades e espalhados nos 4 cantos do mundo.
MAS… (é, sempre tem um “mas”)…essa vida tinha um custo.
Todo esse aparente sucesso dependia do seguinte fator:
Todo santo dia (salvo os 30 de férias) eu tinha que ir para o meu trabalho de segunda à sexta, das 8h às 19h e gastar toda a minha energia executando projetos para o banco.

E, sinceramente, eu fazia isso para viver mantendo o padrão de vida que eu tinha conquistado… eu não tinha mais nenhum prazer nesses projetos, eles não representavam nenhuma das minhas paixões. Era só uma maneira de ganhar dinheiro para viver…
Em outras palavras: A segunda-feira era o pior dia da semana e a sexta-feira era o melhor…
(Sabe do que eu estou falando? Qualquer semelhança é mera coincidência…)
Não que eu quisesse parar de trabalhar……o que eu queria mesmo do meu trabalho era…
– SER LIVRE para trabalhar no que me dá prazer…
– Trabalhar com as pessoas que eu escolher e gostar…
– Trabalhar no local que eu quiser
-Fazer algo que realmente tivesse um impacto positivo, especialmente no Brasil…
– Que fosse muito divertido…

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E, por que não, ganhar muito dinheiro em troca de produtos que realmente trouxessem valor para as pessoas.
É assim que funciona:
Meu emprego no Banco não me daria isso, e ponto.Resultado: Na primeira semana de janeiro de 2009 eu voltei para o banco e pedi demissão, para implementar a idéia de negócio na internet que eu tive (um dia ainda conto os detalhes dessa decisão).
Eu fiquei de Janeiro a Agosto de 2009 desenvolvendo um produto online e lancei o site no mundo virtual. Era um produto sem concorrência, não existia nem de perto nada na internet que oferecesse as informações que a gente oferecia… Entramos num mercado promissor e pouquíssimo explorado.

Mas, depois de 6 meses do lançamento, o meu site faturou pouquíssimos reais
(o que não cobria nem o seu custo de manutenção do site e do produto, que eram bem altos).
Eu tinha CERTEZA que o produto era bom… o site era bonito e informativo, mas poucas pessoas visitavam a página e uma porcentagem menor ainda dessas pessoas compravam o meu produto…
Mas se o produto é tão bom, por que isso acontecia?
Eu descobri mais tarde que o problema era que o meu negócio era baseado em “Marketing de Esperança.”
Marketing de Esperança é uma estratégia que consiste em criar um produto, colocar um site no ar e simplesmente ter a esperança que 3 coisas aconteçam:
1) que as pessoas achem e visitem seu website (Tráfego)
2) que uma quantidade razoável dessas pessoas compre (Conversão)
3) e que os compradores indiquem o seu produto para outras pessoas (Recomendação)
Infelizmente eu tinha a esperança que ter um ótimo produto faria essas 3 coisas acontecerem…
Doce ilusão!
Eu me lembro que era novembro de 2009 e eu estava prestes a fechar o site (depois de ter investido por volta de R$ 50 mil na sua criação) e voltar para os bancos de investimento como um empregado…
Mas como eu disse, eu acreditava muito no valor que meu produto oferecia e comecei a pensar que provavelmente EU é que não sabia vender um produto tão bom.
Talvez o problema fosse o marketing do meu produto…
Aí eu resolvi aprender sobre marketing digital… E pra minha sorte, descobri logo os melhores nomes nesse assunto…
Pesquisei, e comprei um curso de 5.000 dólares de um norte-americano chamado Jeff Walker (guardem esse nome!)…
Voei para Los Angeles com o meu irmão e aprendi um monte de sacadas de marketing que diferenciavam campanhas comuns de campanhas com um altíssimo retorno sobre investimento… Maior que qualquer outro tipo de negócio que eu conhecia.
Resumo da ópera: hoje, a aplicação dessas sacadas é responsável pelo faturamento de 7 dígitos só desse nosso primeiro site… e a gente vende aquele mesmo produto que eu apostei minhas fichas desde o início.
E é por isso que eu quero distinguir, ou seja, deixar BEM CLARO nesse artigo:
Ter um excelente produto NÃO É SUFICIENTE!
Eu não estou dizendo que oferecer um produto e/ou serviço de qualidade não seja importante, pelo contrário… Mas ter só isso não vai te levar tão longe quanto você pode chegar.
Se você não conseguir, acima de tudo, ATRAIR E CONVENCER o seu público a comprar o que você vende, de nada adianta ter o melhor produto ou serviço pra oferecer…
É a mesma coisa que ser o autor de um livro que tem potencial de vender mais que todos os da série Harry Potter juntos, mas nunca chegar a publicá-lo.
E por que eu estou aqui escrevendo tanto só pra te contar isso?
Por que EU SEI que há vários empreendedores por aí que, assim como eu, sonham realmente em ter liberdade financeira, usando a internet para vender bons produtos e serviços. Produtos que terão um impacto GENUINAMENTE positivo na vida de seus clientes…
E o que eu descobri, talvez na marra é que o marketing digital será o fator decisivo no sucesso dessas pessoas…
Só que, infelizmente, é muito provável que a maioria desses empreendedores não tenham a chance de aprender o que realmente importa a tempo de salvar o seu negócio como eu consegui salvar o meu…
E por isso eu resolvi fazer algo a respeito: IgnicaoDigital.com.br!
Esse espaço é dedicado a ajudar Empreendedores Digitais brasileiros a investir seu tempo, dinheiro e trabalho naquilo que pode realmente melhorar o faturamento e impacto de seus produtos no mercado.
Para isso, a gente oferece essas “sacadas”, idéias e dicas que, quando colocadas em prática, trazem um grande salto para o seu negócio online. E essa aqui é a primeira de muitas sacadas que eu quero trazer a você…

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Algumas sacadas estarão abertas para todos, no nosso blog… Outras estarão aqui nessa área Premium, dedicada àqueles que escolheram se inscrever e receber as sacadas mais práticas e valiosas que temos a oferecer sobre internet marketing.
Com isso, eu pretendo dar uma contribuição verdadeiramente útil aos pequenos empreendedores digitais de agora e os que vão surgir.
E, pra começar, como esse espaço é dedicado exclusivamente a quem acompanha a Ignição Digital mais de perto, deixe um comentário sobre esse post aqui embaixo dizendo o que achou e sobre o que você gostaria de saber nas próximas “Sacadas Premium”.